Vinhos E Gastronomia De Sintra E Colares À Prova Em Seteais

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Se é fã da região de Sintra, da sua Gastronomia e Vinhos então esta é a sua semana, até dia 13 de maio decorre a Semana Histórica da Gastronomia e Vinhos de Colares no Tivoli Palácio de Seteais, uma iniciativa que decorre no hotel Sintrense de 2 em 2 anos.

A iniciativa convida a descobrir os sabores do Concelho de Sintra, recuperando alguns dos pratos mais emblemáticos servidos em eventos e festas locais da região desde 1930 até aos dias de hoje, e que são acompanhados dos melhores vinhos da Adega Regional de Colares, numa harmonização que se pretende perfeita.

Para ajudar à viagem gastronómica no tempo, o Enólogo Aníbal Coutinho e o Chefe António Escudeiro criaram um apelativo menu de degustação, que é na verdade um verdadeiro banquete para os sentidos.

Para abrir as hostes: Espumante Stanley, Fundação Stanley Ho, 2010, Rosé Bruto, Regional Lisboa e Arenae, Adega Regional de Colares, 2006, Branco, Colares DOC; seguido de Creme Diplomata (servido em menu de 1935) – acompanhado de Casal Sta. Maria, Malvasia, 2013, Branco, Regional Lisboa.

No prato de peixe uma surpresa: Surpresas de Linguado com Molho Camarão (servido em menu de 1937) – acompanhado por um Viúva Gomes, Jacinto L. Baeta &amp, Filhos 1969, Tinto, Colares DOC – um vinho que se vai tornando mais suave depois de estar algum tempo no copo; seguido de Vitela Assada à Moda de Sintra (servido em menu de 1938) – acompanhado com Colares Chitas, António Paulo da Silva, 1996, Tinto, Colares DOC.

E para rematar: Os clássicos: Travesseiro de Sintra, queijada, nozes de Galamares… acompanhado de um Carcavelinhos Villa Oeiras, Município de Oeiras, generoso branco, Carcavelos DOC.

O preço do menu por pessoa é de 45 euros.

Se preferir outros pratos, tem à disposição Salada de polvo à moda das Azenhas do Mar; Pastéis de massa folhada à financeiro (pastéis servidos na 1.ª Festa Vindimária nos anos 30); Caldeirada de peixe e marisco à moda da Ericeira (Menu de 1930); Filetes de bacalhau frito com feijão fradinho (Menu de 1973); Robalo de mar da Adraga em crosta de salsa (Menu de 1996); Feijão carrapato guisado; Coq au vin de Colares; Barriga de leitão à Seteais e Coelho à particular (Menu de 1934).

Nas sobremesas as sugestões são: Misto de doçaria tradicional (queijadas de Sintra, travesseiros e pérolas de Colares), Nozes de Galamares; Maçã de Fontanelas (Menu de 1989); Pera parda em vinho e canela (Menu de 1945).

Entre os vinhos as opções são: DOC Colares Branco Arenae (50cl), Chitas, Viúva Gomes (50cl), Fundação Oriente, Casal de Santa Maria, DOC Colares Tinto, Arenae, e DOC Carcavelos Vinho Sobremesa Villa Oeiras.

As reservas devem ser feitas junto do Tivoli Palácio de Seteais.

Esta é uma iniciativa que pretende promover e homenagear a Gastronomia local, mas também promover e dar a conhecer os conhecidos e reputados vinhos da região, tão apreciados entre nós em tempos e que agora ganham novo fôlego e apreciadores, especialmente no estrangeiro, nomeadamente nos mercados do Norte e Centro da Europa e também Norte Americano.

 

Artigo anteriorReveladas As Bandas Emergentes Que Vão Atuar No Rock In Rio
Próximo artigoO Último Dos Românticos Em Cena Na Comuna

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome