O Carnaval está quase a chegar e para o celebrar o Museu do Oriente inspirou-se no Japão e na China para criar duas oficinas criativas de máscaras, uma para adultos no dia 4 de fevereiro, e outra para crianças a ter lugar de 8 a 10 de fevereiro.
O workshop para adultos tem por tema Máscaras em Origami, e propõe criar máscaras faciais através de origami – a arte japonesa da dobragem de papel. A proposta é recriar máscaras do teatro Noh, figuras lendárias e mitológicas, animais e demónios do folclore japonês como o Tengu, misto de ave e ser humano. Esta oficina decorre no dia 4, entre as 15h00 e as 17h00, e destina-se a maiores de 16 anos. O custo de inscrição é de 20 euros por pessoa.
Para os mais pequenos, dos 7 aos 12 anos, o Serviço Educativo do Museu do Oriente preparou uma oficina a ter lugar durante as férias de Carnaval, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, intitulada O Zodíaco Chinês em Desfile de Máscaras, que assinala também o começo do Ano Novo Chinês , que tem início a 8 de fevereiro.
Partindo das colecções do Museu bem como da decoração especial do Ano do Macaco, os participantes vão conhecer os animais que responderam ao chamamento de Buda, segundo a lenda que deu origem ao horóscopo chinês. Animais como o macaco, o búfalo ou o tigre vão inspirar a pintura de máscaras para um animado desfile de Carnaval. A oficina vai decorrer durante três manhãs consecutivas, entre as 10h00 e as 13h00 e tem um custo de inscrição de 30 euros, por criança.
Todas as atividades necessitam de inscrição prévia junto ao Serviço Educativo do Museu.
Texto de Ana Gueidão

















