World Press Photo está de volta ao Museu da Electricidade

A Sala de exposições do Museu da Electricidade recebe, a partir de amanhã, mais uma edição da World Press Photo, que vai estar patente até 23 de Maio. Esta é a 53ª. edição deste incontornável certame que todos os anos premeia as melhores imagens de reportagem e a quarta vez que está patente no Museu, em Belém.

A iniciativa desta exposição itinerante é da Fundação World Press Photo, organização independente fundada em Amesterdão, Holanda, no ano de 1955. A preocupação principal da fundação é promover o fotojornalismo através das suas actividades no mundo inteiro: organização de seminários, workshops e projectos educacionais. A fundação pretende encorajar e, ao mesmo tempo, transferir conhecimento sobre o fotojornalismo.

A fotografia que encabeça a edição de 2010 (referente a 2009) deste concurso foi tirada em Teerão a 24 de Junho, na noite seguinte às contestadas eleições presidenciais no Irão, em que as pessoas expressaram o seu desagrado a partir de terraços e varandas, depois de um dia de protestos nas ruas. A fotografia que o júri da 53ª edição do World Press Photo escolheu como vencedora mostra uma mulher a gritar em protesto a partir de um terraço, um instante captado pela objectiva do fotógrafo italiano Pietro Masturzo.

Para além desta foto, outras compõem esta exposição, muitas delas com imagens duras que ilustram a complicada situação no Afeganistão, onde os ataques bombistas são uma realidade ou os ataques israelitas sobre Gaza. Mas há outras mais agradáveis, de categorias como Natureza, Desporto ou Artes e Entretenimento.

A World Press Photo 2010 pode ser visitada das 10h00 às 18h00, de domingo a sexta-feira, e até às 20 h00 aos sábados. A entrada é gratuita.

Por Cristina Alves
Foto World Press Photo
Artigo anteriorCeltic Legends ao vivo no Auditório dos Oceanos em Lisboa
Próximo artigoAvis recria ambiente histórico com mercado medieval

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome