Home Livros Novidades Literárias Porto Editora Publica Pátria Ou Morte De Alberto Barrera Tyszka Em Português

Porto Editora Publica Pátria Ou Morte De Alberto Barrera Tyszka Em Português

Pátria ou Morte da autoria de Alberto Barrera Tyszka é o romance publicado hoje pela Porto Editora.

O romance, marca a estreia da publicação do autor entre nós, e apresenta um retrato da Venezuela de Hugo Chávez, num livro “onde se cruzam histórias e personagens que, com violência, dor, revolta e algum humor, moldam uma sociedade”.

Miguel Sanabria, médico oncologista e professor universitário recém-reformado, vê a sua vida ser invadida por uma inquietação que rapidamente se tornará permanente e aflitiva. Entre Beatriz, esposa e fervorosa antichavista, e Antonio, irmão fiel ao radicalismo da revolução bolivariana, Sanabria está, tal como o país, encurralado e esmagado sob o peso de duas formas de vida. Quando de Cuba chega um telemóvel com vídeos surpreendentes dos últimos momentos do Comandante, o que fazer? «Que vida pode caber num telefone?» Hugo Chávez está doente, e arrastou consigo a Venezuela para a doença.
Em paralelo surgem histórias dentro da história, como a de María e Rodrigo, crianças que, na cidade mais perigosa do mundo, Caracas, se conhecem através de um computador e de uma ligação à Internet. Mas a todas é comum a mesma sensação de estranheza, um país que é uma incerteza perpétua, e, numa escrita de perfeito equilíbrio entre a tensão de virar a página e um olhar social clínico, Alberto Barrera Tyszka apresenta em Pátria ou Morte o retrato total da sociedade venezuelana, órfã do seu mito.

Um romance que promete não deixar ninguém indiferente.

Alberto Barrera Tyszka nasceu em Caracas em 1960, tem vários romances e livros de poesia publicados, foi professor universitário e guionista de séries de ficção para televisão. É autor da primeira biografia documentada do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, em colaboração com a jornalista Cristina Marcano. Atualmente é também colaborador dos jornais El País, Letras Libres, Etiqueta Negra e Gatopardo e colunista do jornal El Nacional. Vive há alguns anos no México. Pátria ou Morte marca a sua estreia entre nós.

O livro conta com tradução de Helena Pitta, tem 200 páginas e custa 17,70 euros.

De referir ainda que, o autor vai estar em Portugal no final de fevereiro para apresentar o seu romance no 18º Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, e em Lisboa.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version