Home Cultura 1ª Edição Do Festival Futurama Arranca Sexta-Feira Em Mértola

1ª Edição Do Festival Futurama Arranca Sexta-Feira Em Mértola

O Festival Futurama, com direção artística de John Romão, arranca a 30 de setembro em Mértola e, durante quatro fins-de-semana vai percorrer o Baixo Alentejo, com mais de 40 artistas portugueses e espanhóis, em espaços patrimoniais, culturais e naturais.

Assim, o Festival passará por Beja, nos dias 7 e 8 de outubro; Serpa, nos dias 14 e 15 de outubro e Castro Verde, nos dias 21 e 22 de outubro, com «uma programação diversa que cruza a música, as artes visuais, as artes performativas, a literatura, o cinema e workshops, com algumas colaborações inéditas, expandidas por espaços culturais, patrimoniais e naturais».

No dia 30 de setembro, Mértola acolhe espetáculos de Gaspar Varela, na guitarra portuguesa, e Yerai Cortés, guitarrista de flamenco.

Em Beja destaque para a performance do coreógrafo e artista brasileiro Gustavo Ciríaco, a instalação comissionada da artista plástica Wasted Rita, a estreia da colaboração de Filipe Sambado com a espanhola Yamila, uma performance participativa de Cláudia Dias, ou ainda a estreia nacional do filme O Novo Evangelho de Milo Rau.

Serpa recebe a parceria musical de Pedro da Linha e Álvaro Romero / Yeli Yeli , a exibição de A Música Invisível, o documentário de Tiago Pereira, a apresentação do espetáculo performativo e musical da multiartista afrotravesti imigrante Puta da Silva e o projeto da autoria de António Poppe e La Família Gitana.

Em Castro Verde, nota para o coletivo Os Espacialistas, a estreia em Portugal do filme As Sementes de Vandana Shiva de Camilla e James Becket, a performance de Ana Borralho e João Galante e o concerto da harpista espanhola Angélica Salvi com os Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde.

Nota ainda para os concertos Cantexto, em todos os fins de semana, uma interação de escritores portugueses com grupos corais de cante alentejano: Hélia Correia & Grupo Coral Guadiana, José Luís Peixoto & Grupo Coral de São João dos Caldeireiros, Patrícia Portela & Os Moços da Aldeia, Valério Romão & Cantadores do Desassossego, Matilde Campilho & Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Gonçalo M. Tavares & Grupo Coral da Academia de Serpa, Djaimilia Pereira de Almeida & As Ceifeiras de Entradas e Tiago Rodrigues & Os Ganhões de Castro Verde.

Destaque ainda para a parceria do Festival Futurama com a Amnistia Internacional de Portugal, que vai dirigir um workshop sobre direitos humanos e sobre como as artes e a cultura têm um potencial ativista no combate à injustiça e à repressão dos direitos e liberdades coletivas, em Beja e em Serpa.

Cabe a cada espectador e espectadora definir o preço do seu bilhete para cada uma das atividades, a partir do valor simbólico de 1 euro.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version