A edição 2022 do IndieJúnior Porto – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil, decorre em alguns locais emblemáticos da cidade, entre 25 e 30 de janeiro, com cerca de 50 filmes em competição, entre longas e curtas metragens, ficções, documentários e animações, alguns dos quais escolhidos por crianças. no âmbito da iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema”.
Um Warm Up, agendado para o dia 15 de janeiro, às 11h00, na Reitoria da Universidade do Porto, conta com a exibição dos filmes A Bruxa e o Bebé, A Linha, Avós Natal, Hugo e o Holger, Os Sete Cabritinhos e ainda O Pequeno Barco que Queria Voar.
Na programação, nota para o “Cinema de Colo”, no Teatro Rivoli, para bebés de até 3 anos de idade, na sua primeira sessão de cinema.
Destaque ainda para o Filme-Debate “Os desafios dos jovens estrangeiros e a sua integração”, na Reitoria da Universidade do Porto, agendado para o dia 27, às 11h00, com exibição do filme Boa Viagem, de Fabio Friedli, «uma pequena animação que retrata as crueldades e dificuldades das travessias de pessoas que procuram uma nova vida noutro país»
Para além do Teatro Rivoli e da Reitoria da Universidade do Porto, também a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes e o Maus Hábitos acolhem esta 6ª edição IndieJúnior Porto.
A fechar a programação, depois do anúncio dos grandes premiados da edição 2022, o Cine-concerto Quando o Cinema Nasceu, no Teatro Rivoli, pelas 16h15, «mergulha nalguns dos filmes mais divertidos da história do cinema mudo que tantas gargalhadas nos arrancam ainda hoje, mais de 100 anos depois».
