Home Livros Notícias do Mundo dos Livros 87ª Feira Do Livro De Lisboa Arranca No Dia Mundial Da Criança

87ª Feira Do Livro De Lisboa Arranca No Dia Mundial Da Criança

No Dia Mundial da Criança o Parque Eduardo VII em Lisboa volta a ganhar vida com a 87ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que este ano se apresenta com a maior participação de sempre, uma vasta programação dedicada aos mais pequenos e ainda uma zona dedicada aos livros de cozinha.

Vão ser 18 dias com muitas atividades, animação e música, que prometem cativar os lisboetas e não só.

Esta 87ª edição vai contar com a presença de 122 participantes e 602 chancelas e editoras, que vão ocupar 286 pavilhões (um novo recorde para a organização da feira); vai contar com uma zona para animais – “Refrescão”, dedicada aos visitantes de quatro patas, onde estes vão poder descansar e beber água enquanto acompanham os donos; um fraldário localizado na entrada sul da Feira, com áreas mais reservadas para alimentação dos bebés e muda-fraldas; uma área de exposição dedicada à APEL e ainda novos espaços de restauração, e outros renovados num total de 40, e onde vai ser possível petiscar farturas, pipocas ou bifanas, cozinha vegetariana, italiana, americana e, ainda, uma nova seleção de espaços com petiscos e tapas.

A APEL vai ter um novo pavilhão, localizado junto à entrada Sul, na Praça Marquês de Pombal), e que contará com uma exposição através da qual dará a oportunidade a todos os visitantes de conhecerem melhor a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, curiosidades relacionadas com o setor da edição e do livro (nacional e internacional) e com a história da Feira do Livro de Lisboa, que já passou pela Avenida da Liberdade e pelo Rossio.

As Bibliotecas de Lisboa, para além de serem responsáveis pela programação para as famílias, vai também contar com uma Biblioteca na Feira fazendo alusão à Biblioteca Central instalada no Palácio das Galveias, com peças dramáticas “desenhadas” numa simulação de gravura antiga.

Da programação da Feira vai voltar a fazer parte a Hora H, que este ano começa no dia 5 de junho, e vai decorrer de segunda a quinta feira, sempre entre as 22h00 e as 23h00, e vai contar com livros com descontos mínimos de 50%, nos pavilhões dos participantes aderentes.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) vai promover na Praça Azul, vários lançamentos de livros e debates sobre temas atuais; vão haver vários lançamentos, sessões de autógrafos e debates, Noites de Cinema promovidas pela Cinemateca Portuguesa (com a exibição de filmes baseados em obras de autores portugueses) e o II Encontro Literário “Nós e os Livros”, que se realiza a 11 de junho.

Vai decorrer também a Primeira Edição da Portugal Cookbook Fair, entre dia 1 e 4 de junho, dedicada a celebrar e promover a gastronomia em livro, numa organização da Brandscape em parceria com a APEL, e que vai contar com a presença de vários autores e Chefes, sessões de Show Cooking – num espaço que inclui uma cozinha profissional; e ainda “Conversas com Sabor”, com Chefes como Justa Nobre, Henrique Sá Pessoa, João Carlos Silva (vindo de São Tomé e Príncipe) e a Chefe Andrea Henrique (do Brasil), entre outros.

Vão também ser atribuídos os Prémios aos melhores livros de Gastronomia publicados em 2016, nas oito as categorias a concurso: Livro do Ano, Capa do Ano, Fotografia, Design, Editor, TOP Vendas Nacional, TOP Adaptação Internacional e Escolha do Público. Os vencedores foram escolhidos por um júri presidido por Maria de Lurdes Modesto e composto por Carlos Coelho, Chefe Pedro Sommer, Teresa Vivas e Alexandra Prado Coelho, e serão entregues a 2 de junho, pelas 18h30.

Os mais “Pequenos” também não foram esquecidos e este ano a organização preparou uma programação muito especial para elesPara começar, toda a programação de dia 1 vai ser dedicada às crianças, com início logo às 10h00. O mural de ilustração de arte urbana recebe os ilustradores André da Loba, Paulo Galindro e João Rodrigues; vão decorrer oficinas de reciclagem, musicais e de ilustração; histórias; paradas circenses; exibições de parkour, capoeira, música; parada das mascotes; jogos tradicionais e pinturas faciais; peça de teatro O Rei Ludo vai à Feira do Livro; e muito mais.

Nos dias 2, 3, 9, 10, 12, 14, 16 e 17, o acampamento na Estufa Fria vai estar de volta, numa parceria com as BLX e com o apoio da McDonald’s, e no qual 120 crianças, com idades entre os 8 e os 10 anos, vão poder dormir em plena Feira do Livro de Lisboa “sonhando com livros, histórias e fantasias”. A experiência pretende fomentar o gosto pela leitura e inclui uma visita ao recinto, um jantar e muitas surpresas e atividades desde jogos, leituras de contos e histórias, ilustrações, música, um peddy paper, entre outras.

De referir ainda o regresso da campanha “Dar nova vida ao Livro: Porque todos os livros merecem um final feliz!”, de doação de livros usados.

O recinto da Feira este ano vai contar com WI-FI gratuito nas principais praças do recinto e todas as suas atividades poderão ser acompanhadas através das redes sociais Facebook e Instagram, e consultar a programação e as atividades na aplicação móvel gratuita “Feira do Livro de Lisboa”

Voltam a visitar a Feira vários editores estrangeiros (alemães, franceses e italianos), em iniciativas da AICEP, Instituto Camões e embaixadas portuguesas no estrangeiro, para conhecerem aquilo que de melhor se faz em Portugal no campo da edição de livros.

A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e conta com o apoio das Bibliotecas de Lisboa, (entidade responsável pela programação cultural e pelas iniciativas destinadas ao público infantil e às famílias).

A Feira vai decorrer de 1 a 18 de junho, de segunda a quinta-feira das 12h30 às 23h00; sextas-feiras das 12h30 às 00h00; sábados das 11h00 às 00h00; e domingos e feriados das 11h00 às 23h00.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version