Home Destaque Alfama revalida título nas Marchas Populares de Lisboa

Alfama revalida título nas Marchas Populares de Lisboa

Reportagem: Alexandra Gil (texto) e Miguel Quesada (fotos)

marchas_alfama1Alfama voltou, com 246 pontos, a conquistar o júri das Marchas Populares de Lisboa, sagrando-se a grande vencedora da 82.ª edição do evento, este ano alusivo aos 400 anos da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. O bairro popular fez alusão aos tons dourados que as suas ruas assumem ao bater-lhes o sol, tons esses que se destacaram no figurino, destacando também o girassol, que marcou presença num dos temas inéditos, nos trajes e nas coreografias.

O segundo lugar com 238 pontos, esse foi para Alcântara, que teve como tema os carroceiros, que aí reinaram até meados do século XX, transportando as mais diversas mercadorias com a ajuda da tração animal. O pódio encerrou com os 226 pontos do Bairro Alto, que celebrou os dias áureos da rádio, misturando os ritmos típicos das marchas com o rockabilly, também bem presente no visual das marchantes.

1 / 28

As Marchas Populares são avaliadas em dois momentos, no MEO Arena, por onde passaram nos dias 6, 7 e 8 de junho e na Avenida da Liberdade, em diversas categorias. Em 2014, Alcântara venceu as Melhor Coreografia e Melhor Figurino. Alfama amealhou os troféus para Melhor Cenografia, Melhor Letra (ex-aequo com Castelo e Graça) e Melhor Desfile da Avenida. Marvila, essa levou para casa os prémios de Melhor Musicalidade e Melhor Composição Musical.

Pela Avenida da Liberdade desfilaram um total de 22 Marchas, 20 das quais em competição e ainda alguns grupos convidados como os animados carnavalescos de Torres Vedras, a Associação de Danças e Cantares Portuguesa Macau no Coração e o Dragão Embriagado, este último igualmente oriundo do território em tempos administrado por Portugal.

Quem também encantou o público sempre fiel das Marchas foram os Noivos de Santo António que, depois do casamento celebrado na Sé e da boda, desfilaram românticos pela avenida lisboeta.

2 / 54

Entre manjericos, claques entusiastas, muitas caras conhecidas e um cheirinho a Brasil em noite de arranque da Copa, e independentemente dos resultados, as Marchas voltaram a animar Lisboa e a mostrar aos turistas sempre curiosos o que de melhor e mais autêntico têm os bairros populares. Agora que a festa acabou, resta-nos esperar que venha a próxima!

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version