Reportagem de Tânia Fernandes
Um palco visto de diferentes ângulos. Com os bastidores no lugar da cena. Desde a fase de conceção, à criação de figurinos, as passagens por detrás do palco, os cartazes, a divulgação. Papel, tecido e vídeo são os materiais a que André Guedes recorreu para criar Prospecto, Cena II, Intervalo e Cena IV que pode ser visto na Sala Polivalente e Galeria de Exposições Temporárias do CAM da Fundação Calouste Gulbenkian até ao final de setembro.
Cruza uma visão crítica com a história. O artista recolheu fontes documentais sobre a indústria têxtil da Covilhã, mas também textos literários e outros ensaios. Fala sobre o tempo de lazer e o tempo de trabalho e a importancia da interseção desses momentos.
André Guedes é formado em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa (1996). Foi artista residente na Cittadellarte-Fondazione Pistoletto (Biella, 2003), no Palais de Tokyo (Paris, 2005-06), na Nosadella-due (Bolonha, 2007) e na Gasworks (Londres, 2011) com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Com um trabalho que, nas fileiras da arte pós-conceptual, avança uma crítica social e política, emprega as ideias (investigando temas históricos e literários) e a informação (inclui nas obras suportes de comunicação, jornais e documentação) como medium, resultando em várias instalações, performances, cenografias e intervenções urbanas.
Prospecto, Cena II, Intervalo e Cena IV tem curadoria de Rita Fabiana e pode ser vista no CAM da Fundação Calouste Gulbenkian até dia 21 de setembro de 2014, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é gratuita a qualquer dia da semana nos dois espaços onde se encontra a exposição (Sala de Exp. Temporárias e Sala Polivalente).














A curadoria da exposição é de Rita Fabiana (e não de Luisa Santos). A entrada é gratuita a qualquer dia da semana nos dois espaços onde se encontra a exposição (Sala de Exp. Temporárias e Sala Polivalente), o mesmo ja não acontecendo com as restantes exposições do CAM.