
Durante cinco dias vai ser possível comprar peças de artesanato, velas, perfumes, bijuteria, tapetes, mobiliário e candeeiros, e pedir para escrever o seu nome em árabe e muito mais, neste largo da Vila Património da Humanidade.
De 13 a 16, o escultor Paulo Quaresma vai construir em areia, a figura de Aladino, o seu palácio, lamparina e o respectivo génio.
À noite, pelas 22h00 são os sons e as melodias árabes que ganham vida em espetáculos de dança do ventre, com o bailarino Youssef Batanero e a bailarina Susana Amira, espetáculos de dança egípcia com Emad Selim, um show de cobras e fakir e, no dia 14, é a vez do português Rão Kyao apresentar Virado a Nascente, um disco de fusão entre as tendências ocidentais e orientais.
A gastronomia é outra das atrações do recinto, onde não vão faltar tendas onde provar o típico tagine, beber um chá de menta, ou ainda fumar uma shisha.
Os mais novos também não foram esquecidos, e têm o seu espaço no Castelo Velho de Alcoutim, onde vão poder ouvir estórias e aprender jogos tradicionais da dinastia Omíada.
Os Arabian Days é uma iniciativa da Press Happiness, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra. E vai decorrer nos dias 13 e 14, das 18h00 à 1h00; e de 15 a 17 das 13h00 à 1h00.
O passe para os cinco dias custa 5 euros e as crianças até aos 6 anos não pagam.
Texto de Elsa Furtado Fotos de arquivo de Tânia Fernandes e António Silva