
Cada vez mais a Bairrada afirma-se como produtora de excelência de Espumantes, apostando agora em espumantes de uma casta única, característica da região – a Baga, que produz uns bagos pequenos, mas mais doces.
Estes novos espumantes e respetivo selo de qualidade foram apresentados recentemente em Lisboa, sob o mote Uma Região, Uma Casta. Um Espumante: Baga Bairrada, numa iniciativa promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) para o projecto Baga Bairrada, que pretende aumentar a promoção da região, em Portugal e no Mundo, através do reconhecimento e desenvolvimento de um produto distinto, com regras e identidade próprias, estabelecendo um standard colectivo para um espumante feito a partir da casta da região, a Baga.
A CVB sentiu a necessidade de demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica e predominante da Bairrada, como forma de valorizar a casta e a região vitivinícola, fazendo jus ao que consta no Plano de Ação para a viticultura bairradina, “A Baga é um património inquestionável, que tem de ser preservado e potenciado”, explicaram os responsáveis aquando a apresentação.
O lançamento do projeto Baga Bairrada, na Sala Ogival da ViniPortugal em Lisboa, apresentou os cinco espumantes que possuem o “selo” de qualidade e a logomarca Baga Bairrada. As referências já anteriormente existentes Marquês de Marialva Baga Bairrada 2013 (Adega de Cantanhede) e São Domingos Baga Bairrada 2008 (Caves São Domingos), bem como as novas referências Aliança Baga Bairrada Reserva 2013 (Aliança Vinhos de Portugal), Quinta do Poço do Lobo Baga Bairrada 2013 (Caves São João) e Rama&Selas Baga Bairrada 2013 (Rama & Selas). Todos estes espumantes são 100% Baga, no entanto as regras de produção permitem um mínimo de 85%. Existem ainda outros produtores com os seus espumantes ‘Baga Bairrada’ em fase de estágio, Caves Montanha, Caves Primavera e Luís Pato.
Como curiosidade, o primeiro espumante natural da Bairrada surgiu em 1890, na Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, produzido pelo Engenheiro José Maria Tavares da Silva.
Estes novos espumantes podem ser bebidos sozinhos, bem frescos ou a acompanhar uma refeição, na Bairrada e na Mealhada são o parceiro ideal para casar com os pratos de leitão.
Fica a sugestão para este verão de, mesmo não podendo ir à Bairrada, trazer um pouco desta região até à sua mesa e deliciar-se com um destes espumantes Baga Bairrada.