Home Cultura Arte & Exposições Cartazes de propaganda chinesa no Museu do Oriente

Cartazes de propaganda chinesa no Museu do Oriente

Cartazes de propaganda chinesa (4)O Museu do Oriente inaugura amanhã exposição Cartazes de Propaganda Chinesa. A Arte ao Serviço da Política, pelas 18h30, na Galeria Nascente. Trata-se de uma mostra de cerca de 100 cartazes de propaganda chinesa, produzidos entre 1959 e 1981 e que constituem um documento histórico do período que vai do Grande Salto em Frente e da criação das Comunas Populares ao fim da Revolução Cultural.

Nos 100 cartazes em exposição, seleccionados de um total de 200 que integram a Colecção Kwok On da Fundação Oriente, estão bem ilustrados os temas mais correntemente abordados na época, como a glorificação do presidente Mao e dos heróis comunistas, a prosperidade da economia, a luta contra o imperialismo, a felicidade do povo e o poder do exército.

Estes cartazes eram colocados em todo o lado e faziam parte do quotidiano dos chineses. Anteviam o futuro radioso da China comunista com o super-herói Mao a conduzir o país à felicidade e à glória. Com tiragens que chegavam a atingir as dezenas de milhares de exemplares.

No âmbito da exposição o Museu do Oriente organiza ainda, nos dias 26 de janeiro e 2, 9 e 16 de fevereiro, das 10h00 às 13h00, o curso Poder, Imagem, Texto: A arte da propaganda na República Popular da China. Os participantes irão aprender que, na China, a arte está muito próxima da política, relação que se estreitou a partir da segunda metade do século XX.

A exposição fica patente até dia 27 de outubro.

Texto de Clara Inácio

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version