O Salão Preto e Prata do Casino Estoril acolhe, no dia 13 de Outubro, pelas 21h00, a ópera Il Trovatore, uma das mais obras do compositor italiano Giuseppe Verdi.
Com libreto de Salvatore Cammarano, baseado no romance El trovador de Antonio García Gutiérrez, Il Trovatore é uma ópera em quatro actos que, juntamente com Rigoletto e La Traviatta, compõe a chamada “trilogia verdiana”, formada pelas óperas mais populares de Verdi, escritas uma a seguir à outra.
A ópera conta a estória de um trovador que foi criado por ciganos. Em Biscaia, Espanha, alguns soldados comentam a história de uma cigana, condenada à morte na fogueira por bruxaria, injustamente acusada de adoecer um dos filhos do conde.
Mas, antes de morrer ordenou à sua filha que a vingasse, e ela então sequestrou um dos filhos do conde. Na pilha de cinzas foram encontrados os ossos de um bebé, mas o conde recusou-se a acreditar que era o seu filho raptado.
Este é o filho da cigana Azucena que, tresloucada pela morte da mãe, mandada queimar por bruxaria, lança ao fogo o próprio filho.
Com duração aproximada de 150 minutos, do ponto de vista melódico e de propulsão musical e dramática, Il Trovatore é considerada como uma das mais belas óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901).
Os bilhetes custam entre 45 e 80 euros e estão disponíveis online, e no local.
