
Em Lisboa, entre os dias 4 e 6 de dezembro, o CineFiesta irá apresentar no Cinema São Jorge os mais recentes filmes espanhóis, como El Niño, de Daniel Monzón, Musarañas, de Juanfer Andrés e Esteban Roel, La Isla Minima, de Alberto Rodríguez, e o candidato espanhol aos Óscares, Vivir Es Fácil Com Los Ojos Cerrados, de David Trueba.
A pensar no público familiar, será exibido o filme de animação Mama, Soy Un Zombie, de Beñat Beitia e Ricardo Ramón. Todos estes filmes estrearam em Espanha durante o ano de 2014, excepto Musarañas, cuja estreia espanhola está marcada para o dia 25 de Dezembro.
A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema vai receber Dos Memorias, um documentário do conhecido guionista e ex-ministro da cultura Jorge Semprún sobre a Guerra Civil Espanhola, e Campanadas a Media Noche, de Orson Welles, um filme realizado em 1965, produzido e rodado em Espanha. Pela primeira vez, haverá Cinema em Concerto, um momento em que o músico Jordi Sabatés acompanhará ao piano algumas obras de Segundo de Chomón, um dos pioneiros da arte cinematográfica em Espanha.
Nesta edição, o CineFiesta associou-se ao Festival Porto Post Doc e vai exibir no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel, Porto, quatro documentários, todos eles premiados em vários festivais internacionais: Vikingland, de Xurxo Chirro, Todos Vós Sodes Capitáns, de Oliver Laxe, Costa da Morte, de Lois Patiño, que arrecadou variadíssimos prémios, entre eles o de Melhor Realizador Emergente no Festival de Locarno 2013, e Arraianos, de Eloy Enciso, vencedor do Prémio de Vanguarda e Género no BAFICI, entre outros.