Por ocasiãp das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a editora Contraponto anunciou a publicação, para junho, de uma biografia do poeta, da autoria da escritora e investigadora Isabel Rio Novo.
Paralelamente à bem-sucedida coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, que já inclui títulos dedicados a Agustina Bessa Luís (da autoria de Isabel Rio Novo), Manoel de Oliveira, José Cardoso Pires, Manuel António Pina e Natália Correia, a Contraponto iniciou – em 2020, com o êxito “De Quase Nada a Quase Rei – Biografia de Sebastião de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal”, de Pedro Sena-Lino – uma coleção de Biografias de Grandes Figuras da História de Portugal.
O volume dedicado à vida e obra de Luís de Camões será o segundo desta coleção e resultado de cinco anos de um trabalho de Isabel Rio Novo que incluiu pesquisa em vários arquivos em Portugal e no estrangeiro, com deslocações a territórios como Goa e Moçambique.
O quinto centenário do nascimento de Camões proporciona uma oportunidade singular para refletir sobre o legado de um poeta amplamente presente tanto na literatura quanto na identidade portuguesa. Reconhecido como um dos mais proeminentes expoentes da literatura mundial, Camões é celebrado por ter estabelecido uma conceção de universalidade que é hoje percebida como inovadora nos domínios da escrita, da vocação e do pensamento.
A biografia do poeta conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Fundação Oriente.
Isabel Rio Novo nasceu no Porto, realizou um mestrado em História da Cultura Portuguesa – Época Moderna e um Doutoramento em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras do Porto. É docente de História da Arte, Escrita Criativa e outras disciplinas nas áreas de História, Literatura e Estudos Interartes.
