Não Vá o Diabo Tecê-las! A Tapeçaria em Diálogo a Partir da Coleção Millennium bcp, é a mostra patente ao público no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, até 12 de janeiro de 2025.
A mostra conta com com a curadoria de Rita Maia Gomes, e reúne 86 obras, 27 artistas, e mais de 50 documentos “numa abordagem expositiva inédita que pretende assinalar figuras de referência, instituições e acontecimentos que constituem marcos importantes da história da tapeçaria portuguesa a partir de 1946 até à atualidade. As obras em exibição traduzem o diálogo entre o artesanal e o conceptual, expressando, através dos fios e tramas, a profundidade das emoções e as complexidades da vida contemporânea”.
O percurso começa no piso 0 do Torreão Nascente, onde se pode ver peças da Coleção Millennium bcp produzidas pela Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, entre as quais se destacam peças de autor como: António da Costa Pinheiro, Artur do Cruzeiro Seixas, Graça Morais, Lourdes Castro, Luís Pinto-Coelho, Manuel Cargaleiro, Maria Helena Vieira da Silva, José de Almada Negreiros, José de Guimarães, Júlio Resende, Júlio Pomar, e uma obra de Guilherme Camarinha, de 1961.
Já no Piso 1 pode-se ver obras provenientes de instituições, coleções particulares e espólios de artistas, do final da década de 1940 até à atualidade. Em que as experiências e as pesquisas dos artistas estão em evidência, como se pode ver em trabalhos da autoria de Altina Martins, Alves Dias, Amândio Silva, Charters de Almeida, Eduardo Nery, Flávia
Monsaraz, Gisella Santi, Helena Lapas, Isabel Laginhas, João Abel Manta, Júlio
Pomar, Margarida Reis, Maria Isabel Barreno, Mário Dionísio, Paula Rego e Teresa
Segurado Pavão.
Neste piso estão também presente trabalhos dos alunos do 12º ano das Escolas Artísticas António Arroio (Lisboa) e Soares dos Reis (Porto), do ano letivo 2023/2024; trabalhos dos alunos do Curso de Comunicação Audiovisual – especialização cinema/vídeo e especialização fotografia, e ainda trabalhos produzidos por alunos do Curso de Produção Artística – especialização têxteis que responderam ao desafio de criar objetos em diálogo com as tapeçarias de Portalegre da Coleção Millennium bcp.
A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com entrada livre.
