Quinta-feira passada foi um dia repleto de emoções e eventos em Lisboa, com destaque para o arranque da 84.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que promete animar o Parque Eduardo VII até dia 15 de junho.
Ao longo dos quatro corredores que ocupam os passeios que ladeiam o verde do Parque vão estar presentes 250 pavilhões e 537 editoras e chancelas, como o Grupo Leya, o grupo Bertrand – Porto Editora, a Gradiva, Clube do Autor, Planeta, Guerra e Paz, Babel, Presença, Saída de Emergência, Esfera dos Livros, entre tantas outras.
Uma das novidades da Feira deste ano é a distribuição e presença de 30 espaços de comes e bebes, gourmet e de iguarias típicas e zonas lounge de bebidas.
E como estamos em ano de Mundial, não podia faltar um ecrã gigante para assistir aos jogos das diversas selecções.
A programação da Feira promete ser muito variada com debates, conferências, apresentações, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, workshops, performances musicais, teatros, jogos e toda uma vasta programação para as famílias.
Destaque ainda para ‘Pic Nic Literário’, que terá lugar no dia 13 de junho, entre as 16h00 e as 18h00, no relvado central – uma iniciativa em parceria com a Efeito dos Livros, que tem como objetivo reunir o maior número de amantes dos livros em várias Tertúlias Temáticas (Tertúlia Policial; Tertúlia Fantástica; Tertúlia Erótica; Tertúlia Portuguesa; Tertúlia Romântica; Tertúlia cinéfila; Tertúlia do tudo e do nada). Nestas tertúlias, que contarão com a presença de alguns autores, os participantes terão, ainda, a possibilidade de participar num “blind book” – uma troca de livros “às cegas”. Inscrições em http://efeitodoslivros.blogspot.pt/.
Como vem sendo hábito, a entrada na Feira é livre, mantendo-se o horário. Assim, de segunda a quinta, será das 12h30 às 23h00; sextas e vésperas de feriado das 12h30 às 24h00; sábados das 11h00 às 24h00 e domingos e feriados das 11h00 às 23h00. A Hora H continua, sempre de segunda a quinta-feira, entre as 22h00 e as 23h00, altura em que os visitantes terão oportunidade de adquirir livros, fora dos 18 meses de preço fixo, com descontos a partir dos 50%.
Veja aqui a programação de algumas das editoras presentes:
