Foi inaugurada, esta quarta-feira, a exposição ART FACTOR – The Pop Legacy in Post-War Italian Art, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa.
A exposição reúne peças da coleção privada do BFF Banking Group e narra o percurso italiano rumo à Pop Art, através das obras de seis artistas: Valerio Adami, Enrico Baj, Lucio Del Pezzo, Gianfranco Pardi, Mario Schifano e Emilio Tadini.
Numa visita prévia, a curadora Maria Alicata explicou-nos que Lisboa é a quinta cidade a acolher a exposição.
A coleção conta com mais de 300 peças e para cada cidade os curadores trazem obras diferentes “Procuramos escrever uma narrativa diferente, cada vez que trazemos peças da coleção para exposição”.
As obras de arte ocupam habitualmente os espaços da sede da instituição bancária, com o propósito de decoração, mas também de proporcionar um ambiente mais criativo e interessante para quem lá trabalha.
Quando o edifício sede entrou em obras, tiveram esta ideia de fazer circular a exposição por algumas cidades onde o BFF Banking Group tem delegações.
A itinerância começou em Bratislava, há dois anos, passou depois por Varsóvia, Madrid e Atenas. Acaba agora de chegar a Lisboa, à Biblioteca Palácio Galveias, onde pode ser vista até ao dia 30 de novembro.
Maria Alicata explicou-nos que cada exposição é diferente, e procuraram adaptar as peças disponíveis ao espaço em si. Por exemplo a exposição de Atenas integrava esculturas. Para Lisboa, uma vez que esta ocupa algumas salas do primeiro piso da Biblioteca, escolheram exclusivamente obras em papel. “Adaptámos a coleção a um espaço de cultura, mas também um espaço de proximidade. As pessoas vão poder estar aqui a estudar, mas também a absorver cultura”.
A exposição ART FACTOR – The Pop Legacy in Post-War Italian Art conta com o apoio da Embaixada de Itália em Portugal.
Carlo Formosa, Embaixador de Itália em Portugal, presente na inauguração da exposição referiu que esta Exposição coincide com um esforço que Itália está, neste momento a fazer, de promoção da arte contemporânea.
A exposição pode ser visitada diariamente, no horário de funcionamento da Biblioteca (de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00, sábado e segunda-feira das 13h00 às
19h00), até ao dia 30 de novembro de 2023. A entrada é gratuita.
