Feira do Património de 2014 decorre em Guimarães em Outubro

image003 (1)A Feira do Património, decorre este ano na cidade de Guimarães, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, e conta nesta edição com novas vertentes e parcerias, que pretendem repetir o sucesso do evento de 2013, no Museu de Arte Popular, em Belém.

A parceria com o mais antigo e importante certame desta natureza na Europa – o Salon du Patrimoine do Carroussel du Louvre, em Paris, vai trazer o Prémio de Internacionalização, onde a Fundação Millennium Bcp e a Spira comparticiparão a inscrição dos três melhores stands da Feira do Património (votados pelo público e por um júri) no evento francês de novembro de 2015, procurando, desta forma, contribuir efectivamente para a internacionalização das empresas portuguesas.

Para além disso, o certame repete ainda duas iniciativas de sucesso da edição anterior: o Seminário Internacional, levado a cabo em parceria com o Turismo do Portugal, dedicado este ano ao tema “Comunicar Património” e as Heritage Talks, nesta edição com o apoio da ADDICT, reforçando a tentativa de criar mais espírito empreendedor nos jovens da área das Humanidades. Na Feira do Património, espaço ainda para a inclusão atividades de áreas temáticas  – Património Mundial, Gastronomia e Vinhos, Artes e Ofícios e Educação Patrimonial.

O evento conta com uma programação de animação cultural e pedagógica promovidas em parceria pelo Porto Turismo e Norte, e pel’A Oficina do Município de Guimarães e Serviços Educativos dos equipamentos afectos à Direcção-Regional de Cultura do Norte.

 A Feira do Património anunciou ainda, por ocasião do evento de apresentação Warm Up, a realização de um importante acordo entre a Feira do Património de Portugal e a feira congénere espanhola – AR&PA – promovida pela Junta de Castilla y Léon, evoluindo assim, já em 2016, para um carácter ibérico, alternando a realização do certame anualmente entre Espanha e Portugal.

De grande relevância foi ainda o facto da Feira do Património ter garantido o apoio da Ernest & Young para realização do estudo do impacto económico da Feira do Património 2014 – a primeira vez que uma das “Big 4” se associa a um evento da área do património cultural em Portugal, sublinhando assim o cunho de qualidade, inovação e relevância sócio-económica deste evento promovido pela Spira e pela sua rede de parceiros.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorMake – A – Wish Portugal promove 2ª Edição da iniciativa Wish Dish
Próximo artigoFundação Rui Osório de Castro organiza exposição beneficiente na Cidadela Art District

Deixe uma Resposta

Por favor digite seu comentário!
Insira o seu nome