
A parceria com o mais antigo e importante certame desta natureza na Europa – o Salon du Patrimoine do Carroussel du Louvre, em Paris, vai trazer o Prémio de Internacionalização, onde a Fundação Millennium Bcp e a Spira comparticiparão a inscrição dos três melhores stands da Feira do Património (votados pelo público e por um júri) no evento francês de novembro de 2015, procurando, desta forma, contribuir efectivamente para a internacionalização das empresas portuguesas.
Para além disso, o certame repete ainda duas iniciativas de sucesso da edição anterior: o Seminário Internacional, levado a cabo em parceria com o Turismo do Portugal, dedicado este ano ao tema “Comunicar Património” e as Heritage Talks, nesta edição com o apoio da ADDICT, reforçando a tentativa de criar mais espírito empreendedor nos jovens da área das Humanidades. Na Feira do Património, espaço ainda para a inclusão atividades de áreas temáticas – Património Mundial, Gastronomia e Vinhos, Artes e Ofícios e Educação Patrimonial.
O evento conta com uma programação de animação cultural e pedagógica promovidas em parceria pelo Porto Turismo e Norte, e pel’A Oficina do Município de Guimarães e Serviços Educativos dos equipamentos afectos à Direcção-Regional de Cultura do Norte.
A Feira do Património anunciou ainda, por ocasião do evento de apresentação Warm Up, a realização de um importante acordo entre a Feira do Património de Portugal e a feira congénere espanhola – AR&PA – promovida pela Junta de Castilla y Léon, evoluindo assim, já em 2016, para um carácter ibérico, alternando a realização do certame anualmente entre Espanha e Portugal.
De grande relevância foi ainda o facto da Feira do Património ter garantido o apoio da Ernest & Young para realização do estudo do impacto económico da Feira do Património 2014 – a primeira vez que uma das “Big 4” se associa a um evento da área do património cultural em Portugal, sublinhando assim o cunho de qualidade, inovação e relevância sócio-económica deste evento promovido pela Spira e pela sua rede de parceiros.
Texto de Susana Sena Lopes