
Em destaque na programação está Too much Johnson, filme mudo de Orson Wells, rodado em 1938 e recentemente descoberto em Pordenone, Itália. A obra será exibida numa versão restaurada em parceria com o Pordenone Silent Film Festival, evento que a revelou no ano passado.
O festival recebe pela primeira vez o cinema juvenil, numa colaboração com o Giffoni Film Festival, assinalando ainda o nascimento de Mario Bava com uma retrospetiva do autor na Cinemateca.
O antigo Mercado de Santa Clara transforma-se em sala de cinema com a exibição de O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, acompanhada de jantar. De destacar é ainda a projeção de Salvo, filme de Fábio Grassadonia e Antonio Piazza, em competição no festival e premiado em 2013 na Semana da Crítica em Cannes.
O certame vai também prestar tributo a Antonio Tabucchi, escritor italiano falecido em Lisboa, em 2012, através da exibição de Tristana e Tabucchi, documentário de Veronica Noseda e Marcello Togni e da apresentação de Para Isabel, romance inédito do autor editado este mês pela D. Quixote.
Os bilhetes para a edição lisboeta da Festa do Cinema Italiano, à venda nos locais habituais, custam 4 euros, pagando os estudantes e amigos do Instituto Italiano de Cultura 2,50. O voucher para os filmes em competição, esse tem o valor de 15 euros.
Texto de Alexandra Gil