
A grande novidade deste ano é a selecção Next Generation Short Tiger 2011, que dá inicio a todas as sessões da noite, mantendo-se os ciclos Mostra para Escolas e Cinema Jovem. Destaca-se nesta edição o Ciclo Áustria, com cinco filmes na mostra principal.
A maioria dos argumentos dos filmes em exibição questionam as relações humanas, principalmente entre jovens adultos, quer entre família, quer entre os amigos. Os filmes mostrados mantêm a tradição do Autorenfilm, isto é, os diretores assumem simultaneamente a autoria do guião. Dos 18 filmes da mostra, dez diretores são os autores exclusivos e outros cinco são co-autores do guião.
A abertura do Kino 2012 acontece com a comédia Almanya, de Yasemin Samdereli. O filme de encerramento é Respirar, filme de estreia do austríaco Karl Markovics como director, já premiado em Cannes, Quebec, Kiev, Sarajevo, Zurique, Viena e São Paulo.
A organização do festival pertence ao Goethe-Institut, numa co-produção do Cinema São Jorge-EGEAC. E. E. M., em colaboração com as Embaixadas da Áustria, do Luxemburgo e da Suíça, a EGEAC e o ABC Cineclube, contando ainda com o apoio da Merck.
Texto de Clara Inácio