O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos traz mais uma edição irresistível, desta vez a celebrar a “Ciência” como tema central.
Entre os dias 21 de março e 6 de abril, de sexta-feira a domingo, os visitantes podem encontrar “um verdadeiro laboratório de sabores, no qual a arte da confeitaria se funde com a inovação e o conhecimento, numa edição dedicada às grandes invenções científicas que mudaram o mundo, destacando a sua influência no nosso quotidiano e, claro, na produção do próprio chocolate. Desde a complexa transformação do cacau até às mais avançadas técnicas de confeitaria, esta é uma oportunidade única para explorar o lado científico desta iguaria tão apreciada”.
Com curadoria do Chef Francisco Siopa, executive pastry chef no Penha Longa Resort, o festival contará com a presença de mais de 80 chefs conceituados da praça da restauração portuguesa, bem como alguns dos melhores mestres chocolateiros internacionais.
Showcookings, concursos e demonstrações podem ser encontrados na vasta programação do Palco Smeg/Callebaut ou no Palco AEG/Pingo Doce.
Entre as principais atrações do evento estarão as Esculturas em Chocolate, com dinâmicas de esculturas ao vivo em permanência, e um laboratório produzido totalmente em chocolate. Nestes espaços, e durante os três fins de semana do festival, diversos mestres chocolateiros de renome internacional irão demonstrar o seu talento e criatividade, criando peças inspiradas no universo da ciência.
Entre os mestres chocolateiros a participar nesta edição, destacam-se Jordi Farrés e Enric Monzoines (da Chocolate Academy Barcelona), David Gil Rovira (Imasdesserts / Autor livro XOK), Lluc Crussellas (World Chocolate Master 2022), Jorge Cardoso (Cullinary World Champion em 2018 e 2022), Abner Ivan (Chocolate Academy Brasil), além de Fábio Bernardino, Cátia Goarmon, Hélio Loureiro e Sahima Hajat (vencedora Masterchef Portugal 2022).
Nesta edição, o festival terá como novidade uma parceria com o Dino Parque da Lourinhã, contando com um espaço lúdico dedicado aos dinossauros e “oferecendo aos visitantes a oportunidade de “aproveitar experiências divertidas como a descoberta de fósseis em chocolate, reproduzir técnicas de cozinha molecular, criar planetas em chocolate e conhecer o chocolate através dos cinco sentidos”.
Para conhecer melhor o chocolate, é impreterível a visita ao Mercado de Chocolate e à zona dedicada às marcas e chocolatiers, bem como passar para conhecer os Cocktails e Chocolate ou o espaço de Vinho e Chocolate.
O Festival Internacional de Chocolate estará aberto ao público de sexta-feira a domingo, das 11h00 às 21h00, com entradas a 8 euros para as crianças entre os 3 e os 11 anos e de 10 euros para os visitantes maiores de 12 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou no local.
