Home Lazer & Life Style Iniciativas & Eventos Festa Da Francofonia Está De Regresso De 5 De Março A 13...

Festa Da Francofonia Está De Regresso De 5 De Março A 13 De Abril

A Festa da Francofonia regressa a Lisboa, de 5 de março a 13 de abril, para dar a conhecer a multiplicidade de facetas da língua e cultura francesas através de uma programação cultural e lúdica para todas as idades, que inclui mais de 20 iniciativas que nos chegam de 10 países francófonos: Andorra, Bélgica, Canadá/Quebeque, Costa do Marfim, França, Luxemburgo, Marrocos, Roménia, Suíça e Tunísia.

A literatura e as artes visuais vão estar em destaque na Festa da Francofonia, com vários encontros com escritores, lançamentos de livros, inauguração de várias exposições, conferências, um concerto e uma mostra de cinema integrada no festival de animação Monstra.

A edição deste ano começa na Mediateca do Institut Français du Portugal (IFP) com uma série de iniciativas, nos dias 5, 6 e 7 de março, que inclui a apresentação das obras Les Portugais en France: Une Immigration Invisible?, de Sónia Ferreira e Irene dos Santos (5 de março, às 17h30); e Apologia da História ou o Ofício de Historiador, reflexão de Marc Bloch sobre a importância da documentação histórica (7 de março, às 19h00). Haverá ainda uma conversa entre o programador cultural Tiago Bartolomeu Costa e o escritor Mathieu Simonet, sobre o mais recente livro do autor francês, La Fin des Nuages (6 de março, às 19h00).

No campo das artes visuais, a inauguração da exposição “Marc Raymond / Pedro Guerra “, com obras do escultor suíço e do pintor português, também acontecerá no primeiro dia da Festa da Francofonia, 5 de março, às 18h30, na Alliance Française de Lisboa.

No dia 7 de março, às 18h30, é inaugurada a mostra Mots et Maux de Femmes na   Residência do Embaixador da Bélgica, acompanhada pela projeção do filme Julie Se Tait.

No dia 13 de março, o artista belga Baloji apresentará o filme Augure (2023), seguido de um DJ set, no âmbito da exposição Black Ancient Futures, patente no MAAT, que reúne obras de 11 artistas da diáspora africana, alguns deles apresentados pela primeira vez em Portugal.

A Festa da Francofonia celebra o Dia Internacional das Mulheres, a 8 de Março, com um evento dedicado à banda desenhada no feminino, “Mulheres de BD, Mulheres de História”, onde se apresenta a obra Radium Girls, com a presença da autora Cy, na livraria Tinta nos Nervos e com o lançamento do novo episódio de podcast do IFP, com a escritora Camille Laurens.

Na área do cinema, serão apresentados 75 filmes francófonos, no âmbito do Festival Monstra, entre os dias 20 e 30 de março.

Na área do teatro, a programação conta com Na Floresta Desaparecida, da companhia Teatro Mosca, em cena de 5 a 13 de abril, às 16h00, no Auditório Municipal António Silva, no Cacém.

O Dia Internacional da Francofonia assinala-se com uma Noite de Poesia (no dia 20 de março, às 19h00) e a leitura de poemas em voz alta na Mediateca do Institut Français du Portugal.

A Festa da Francofonia encerra com um Concerto da Orquestra e do Coro dos Lycées Français du Monde, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 13 de abril, às 17h00.

Há ainda espaço para a sustentabilidade e o desporto, com atividades que vão promover a cidadania e a comunidade na Festa da Francofonia 2025. Haverá uma “Limpeza de Praia Francófona”, na Costa da Caparica, a 12 de março; um percurso pedestre por marcos históricos da Freguesia de Benfica, a 22 de março; e uma “Caminhada Francófona em Monsanto”, a 29 de março. E, por fim, o Liceu Francês Charles Lepierre de Lisboa dá voz às juventudes francófonas através de podcasts do Clube de Jovens Jornalistas, em que os alunos conduzem entrevistas realizadas com outras escolas para abordar temas como a importância do francês no mundo e os valores transmitidos pela língua e cultura francófonas.

A programação completa pode ser vista aqui.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version