Home Música & Espectáculos Festivais de Música Festival Giacometti 2025 Anunciou Cartaz

Festival Giacometti 2025 Anunciou Cartaz

O Festival Giacometti 2025 vai realizar-se nos dias 6, 7 e 8 de junho em Ferreira do Alentejo, com a curadoria de José Barros. No evento criado pela Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, Sopa da Pedra, Christophe Mondoloni, Danças Tradicionais, Trad Ball + DJ Gaiteirinho são alguns dos nomes confirmados.

Ferreira do Alentejo vai ser palco de uma programação repleta de atividades artísticas, caminhadas, danças tradicionais, arruadas e eventos para todas as idades pode desfrutar ainda, a solo ou em família, de momentos culturais inesquecíveis, onde participarão, para além de relevantes artistas nacionais e internacionais, prestigiadas personalidades da cultura e da etnomusicologia nacional e internacional.

Sopa da Pedra, grupo de pesquisa musical composto por 10 mulheres que, desde jovens, criam arranjos originais a capella de canções de trabalho, protesto e ruralidade. O propósito de aproximar pessoas e narrar a vida de um povo através da música tradicional atraiu o grupo a resgatar a riqueza da herança polifónica do país, criando uma fusão entre a tradição e a modernidade. As suas vozes e um uso minimal de percussão, fazem eco de uma memória que ultrapassa o tempo, num projeto musical que desconstrói a ideia de mera preservação do património, ao desafiar e renovar a sua própria riqueza.

Christophe Mondoloni – Nasceu a 25 de setembro de 1977 em Sartène, a sul da ilha de Córsega, mas foi em Ajaccio, cidade que viu nascer Michel Giacometti, que iniciou a sua aprendizagem no canto e na polifonia aos 13 anos, na Scola di cantu(escola de canto). A sua carreira musical ganhou destaque em 2006 quando se juntou ao mítico grupo corso Canta u populu Corsu, com mais de cem concertos realizados, incluindo atuações no Bataclan. Em 2008, lançou-se numa carreira a solo com o seu primeiro álbum Distinu, que alcançou um grande sucesso na ilha de Córsega, seguindo-se uma série de concertos prestigiados e colaborações notáveis, incluindo performances com a Orquestra Sinfónica de Moscovo e duetos com artistas reconhecidos como Patrick Fiori e Benabar. A sua discografia inclui vários álbuns de sucesso, com destaque para o Corsu Mezu Mezu (2015), que alcançou o triplo disco de platina com 380.000 cópias vendidas. Em 2016, publicou o seu primeiro livro sobre o Catenacciu de Sartène, uma das mais antigas tradições religiosas da Córsega.

Ricardo Coelho, mais conhecido como DJ Gaiteirinho, é um DJ e músico português que ganhou popularidade ao fundir música eletrónica com instrumentos tradicionais, especialmente a gaita-de-foles. Natural de Portugal, Ricardo iniciou a sua carreira musical explorando as raízes da música tradicional portuguesa, mas encontrou um estilo único ao misturá-la com batidas eletrónicas, criando um som inovador e cativante. O nome “Gaiteirinho” surgiu pelo seu domínio da gaita-de-foles e pelo desejo de levar a cultura tradicional a novos públicos. Nas suas atuações ao vivo, DJ Gaiteirinho destaca-se pela energia contagiante e pela fluidez com que viaja pelas músicas de cada país, criando uma atmosfera envolvente e autêntica. Ao DJ Gaiteirinho junta-se a DJ Matias Trad Ball’s, conhecido pela fusão de culturas e tradições musicais, numa viagem envolvente e contagiante, entre o tradicional e o contemporâneo.

O Festival Giacometti é uma celebração do legado de Michel Giacometti, etnólogo nascido em Ajaccio, Córsega (Ilha Francesa), que chegado a Portugal em 1959, por cá realizou uma recolha notável de tradições orais. Um espaço para compreender, valorizar e perpetuar o que Giacometti viu e registou como essencial na cultura portuguesa, mais concretamente na cultura musical portuguesa. Uma oportunidade para olhar o mundo através dos olhos de Giacometti, com a mesma sensibilidade, respeito e profundidade que ele dedicou à sua obra de registos áudio entre muitos outros. Este Festival honra a memória de Michel Giacometti, mas também projecta o seu espírito no futuro — de Ferreira do Alentejo para Portugal e para o mundo, sem nunca perder de vista as raízes e a cultura que sustentam tudo o que é genuíno, verdadeiro e intemporal.

A programação completa pode ser vista aqui.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version