Home Música & Espectáculos Dança Festival Materiais Diversos em setembro em Minde

Festival Materiais Diversos em setembro em Minde

fmd_01Dança, teatro, performance e outras artes voltam a passar por Minde entre 18 e 27 de setembro. A sexta edição do Festival Materiais Diversos foi ontem dada a conhecer. Clara Andermatt, Cláudia Dias, a dupla Leonor Keil e Francisco Campos, Capicua, mas também artistas provenientes de Marrocos, Tunísia, França, Brasil, Equador e Itália fazem com que esta seja a edição mais internacional.

“Este Festival tem o epicentro em Minde e ramifica-se para Alcanena, Torres Novas e Cartaxo” referiu Tiago Guedes, o Diretor Artístico. “É um Festival ancorado na comunidade” destacando-se especificamente este ano o trabalho dirigido pela atriz e encenadora Cláudia Gaiolas e a videasta Rita Rio de Sousa numa fábrica de cortumes da região. “Não Sou Só Eu Aqui” é o espetáculo de abertura, a 18 de setembro, que está a ser preparado desde maio. O projeto envolveu alguns dos trabalhadores da fábrica e terá também uma vertente documental. A ficção conta, neste caso, com protagonistas reais e surgiu também a propósito da celebração de centenário do concelho de Alcanena.

A programação nacional passa ainda pela apresentação dos trabalhos das coreógrafas Clara Andermatt (“Fica no Singelo” a 27 de setembro), Cláudia Dias (“Vontade de Ter Vontade” a 20 de setembro), da dupla Francisco Campos e Leonor Keil (“Insight” a 26 de setembro) e dos jovens criadores Ângelo Cid Neto e Sara Chéu, que vão às escolas da região apresentar “Octávio de Olhos Fixos”.

Os espetáculos internacionais – todos estreias em Portugal – trazem nomes que estão a marcar o universo das artes performativas como Marcelo Evelin, Kevin Jean, Radhouane El Meddeb, Fabián Barba ou Bouchra Ouizgen.

A música também se celebra por estes palcos com Capicua a apresentar “Sereia Louca”,o seu mais recente trabalho, a 26 de setembro e a 19 de setembro o compositor e produtor italiano Lorenzo Senni adepto das sonoridades trance.

“Tentamos aproveitar ao máximo a presença dos artistas na região para promover encontros, aulas, picnics com a população” explicou Tiago Guedes ao mencionar as ações paralelas de formação e aproximação de público. O projeto “Barrigada”, é uma dessas ações, que este ano vai permitir que cerca de 20 jovens, enquadrados por formadores, experienciem “por dentro” todos os espetáculos. Trata-se de uma geração de jovens ligados às artes, que  “cresceu com o festival” e mantém uma forte ligação ao evento.

Os bilhetes encontram-se já à venda em Torres Novas, no Teatro Virgínia e vão ser postos à venda em Minde, na Bilheteira Central do FMD2014 a partir de dia 13 de setembro. As entradas para cada espetáculo custam seis euros, existindo descontos. Os passes de acesso a todos os espetáculos custam 37 euros. Estão também disponíveis passes só de fim de semana ou de 3 dias.

Texto e fotografias de Tânia Fernandes

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version