O romance O Grande Círculo, de Maggie Shipstead, finalista do Booker Prize 2021 e finalista da atual edição do Women’s Prize for Fiction, já está nas livrarias nacionais pela mão da Porto Editora.
«Romance monumental leva os leitores numa viagem inesquecível – através da Lei Seca e da Segunda Guerra Mundial, desde o Montana a Londres e até à Hollywood dos nossos dias –, seguindo a vida de uma audaciosa aviadora e os seus ecos durante esse século.»
Marion Graves sempre foi ousada. A sua infância selvagem nas florestas do Montana (depois de ser resgatada, ainda bebé, do naufrágio de um transatlântico) já o prenunciava, as missões voadas num Spitfire durante Segunda Guerra Mundial confirmaram-no. Quando, em 1950, decide realizar o seu mais temerário feito, circunvoar O Grande Círculo – um voo sobre o globo, sobrevoando Polos Norte e Sul – desaparece sem deixar rasto, com um mistério por resolver como legado.
Meio século depois, a lenda de Marion Graves chega a Hollywood e Hadley Baxter é a escolhida para a interpretar. Estrangulada pelo meio, Hadley está ansiosa por se reinventar depois de ter protagonizado uma série de filmes românticos que a fecharam num papel de culto. A vida da aviadora parece ser a oportunidade certa para isso e exerce nela um fascínio irresistível, forçando-a a imergir na história. O envolvimento na personagem desdobra-se, de forma emocionante, lado a lado com a história da própria Marion, quando os destinos das duas mulheres – e a sua ânsia de autodeterminação em geografias e épocas muito diferentes – colidem.
O livro, com tradução de Leonor Marques, tem 720 páginas e está à venda por 22 euros.
