Home Livros Novidades Literárias Hoje Estarás Comigo No Paraíso De Bruno Vieira Amaral Já Nas Livrarias

Hoje Estarás Comigo No Paraíso De Bruno Vieira Amaral Já Nas Livrarias

Chega às livrarias nacionais Hoje Estarás Comigo no Paraíso, o mais recente romance de Bruno Vieira Amaral, com a chancela da Quetzal.

Para mim, João Jorge nasceu na noite em que o mataram, nas hortas a caminho da Vila Chã. A minha avó materna dizia que, naquela madrugada, ouviu gritos perto do cemitério e, mesmo antes de ter ido à varanda, curiosa e apavorada e sem acender a luz, soube logo que acontecera uma grande desgraça. Até ao fim da vida, quando falava de João Jorge, repetia os passos daquela madrugada distante, ia até à varanda, apontava para o lugar onde antigamente ficavam as hortas e dizia que naquela noite amarga, enquanto lavava a loiça, ouvira uns gritos assustadores, como se estivessem a matar porcos. No dia seguinte – e disto lembro-me perfeitamente – carregada com os sacos de compras, ofegantes e muito vermelha, nem esperou para entrar em casa: «Mataram aquele teu primo, o João Jorge», disse.

Assim começa a narrativa, que parte de acontecimentos reais, para uma investigação literária do homicídio do primo João Jorge, e que usa essa mesma investigação para reconstruir e recuperar memórias pessoais e familiares, segunda explica Bruno Vieira Amaral.

Em Hoje Estarás Comigo no Paraíso, o autor desenha uma investigação do assassínio do primo João Jorge – morto no bairro em que ambos viviam no início dos anos 80 – e usa essa investigação como estratégia de recuperação e construção da sua própria memória: a infância, a família, o bairro e as suas personagens, Angola antes da Independência e nos anos que se lhe seguiram, e a figura – ausente – do pai. Na reconstituição da personalidade e do percurso da vítima, da noite em que tudo aconteceu, na apropriação que o narrador faz de uma ligação com João Jorge (mais ou menos forjada pelos mecanismo da memória) – e de que faz parte essa busca mais ampla das dobras do tempo e do esquecimento – são utilizados os mais diversos materiais: arquivos da imprensa da época, arquivos judiciais, testemunhos de amigos e familiares, e a literatura, propriamente dita – como uma possibilidade de verdade, sempre.

Considerado pela crítica como um dos mais interessantes escritores no panorama ficcional português, e inspirado por grandes nomes da literatura, como Nelson Rodrigues, W.G. Sebald e Mario Vargas Llosa, Bruno Vieira Amaral publicou em 2014 o romance As Primeiras Coisas, que lhe valeu a distinção em prémios literários de prestígio em Portugal como o Prémio Saramago 2015, o Prémio Pen para Narrativa 2013, o Prémio Fernando Namora 2013 e o Prémio Time Out para Livro do Ano 2013.

Hoje Estarás Comigo no Paraíso, de Bruno Vieira Amaral, é editado pela Quetzal, tem 368 páginas e está à venda por 17,70 euros.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version