Home Manchete João Mota encena Gil Vicente na Horta no D. Maria II

João Mota encena Gil Vicente na Horta no D. Maria II

Texto de Elsa Furtado
Fotos de Sara Santos

O Mestre Gil Vicente vai ser homenageado no Teatro Nacional D. Maria II numa peça encenada por João Mota. Gil Vicente na Horta é o título escolhido para este espetáculo original, que estreia no próximo sábado dia 20 de outubro e no qual o encenador e diretor da Casa de Garrett reuniu algumas das peças do apelidado de “pai do teatro português”.

A peça tem por base O Velho da Horta, apresentada a D. Manuel no ano de 1512, e outros textos de Gil Vicente, como Todo o Mundo e Ninguém, Barca do Inferno, Auto da Cananeia, Auto da Alma, Auto da Festa, Auto Pastoril Português, Tragicomédia do Inverno e Verão e Auto da Índia, que marcaram o fim da Idade Média e o princípio do Renascimento em Portugal.

A farsa exalta a vitória da juventude contra a velhice e a morte,  o conflito entre a razão e o amor:  “Que morrer é acabar e amor não tem saída” e recorre à sátira e aos trocadilhos e caricaturas sociais a que o Mestre Gil nos habituou.

Em cena a representar os inúmeros personagens vicentinos vão estar João Grosso, José Neves, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Maria Amélia Matta, Alexandre Lopes, Marco Paiva, Simon Frankel E Bernardo Chatillon, Joana Cotrim, Jorge Albuquerque, Lita Pedreira, Luis Geraldo e Maria Jorge.

A peça vai estar em cena na Sala Estúdio, de 20 de outubro a 2 de dezembro, de quarta a sexta às 11h00, ao sábado às 21h15 e domingo às 16h15 e promete inúmeras gargalhadas. Os bilhetes estão à venda na bilheteira do Teatro e o preço varia entre os 6 e os 12 euros.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta

Please enter your comment!
Insira o seu nome

Exit mobile version