O Segredo de Espinosa é o novo livro de José Rodrigues dos Santos, publicado pela editora Planeta, que chegou recentemente às livrarias.
Inspirando-se na prodigiosa vida do maior filósofo português de sempre, o autor mostra como Bento de Espinosa pôs fim à idade das Trevas e inventou o mundo moderno.
Amesterdão, 1640.
Um judeu é excomungado na Sinagoga Portuguesa por questionar as Sagradas Escrituras. Uma criança assiste a tudo. O pequeno Bento de Espinosa é considerado o maior prodígio da comunidade portuguesa de Amesterdão, mas o episódio planta nele a semente da dúvida: E se a Bíblia estiver mesmo errada?
A suspeita irá lançar Bento na maior busca intelectual de sempre. Quem realmente escreveu os textos sagrados? Qual é a verdade sobre Deus? O que é afinal a natureza?
Mas esta é uma busca proibida e depressa o jovem judeu português descobre que terá de pagar um preço terrível pelas suas perguntas. Os rabinos judeus e os pregadores cristãos perseguem-no e acusam-no do pior dos crimes: HERESIA O Segredo de Espinosa é uma aventura extraordinária, onde acompanhamos a vida de Bento de Espinosa, o maior filósofo português, e a sua busca proibida e perigosa por respostas. E se a Bíblia estiver mesmo errada? O que é a natureza? Quem escreveu os textos sagrados?
Estas respostas têm um preço elevado. Acusado de heresia, expulso da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão, Bento de Espinosa é perseguido até ao fim dos seus dias.
O livro foi publicado em 13 países em simultâneo: Portugal, Espanha, Brasil, França, Bélgica, Suíça, Argentina, México, Chile, Uruguai, Colômbia, Perú e Canadá.
Com 560 páginas, o livro está à venda por 20,25 euros.
