A programação da Monstrinha 2016 está pensada para 3 tipos de público: dos 3 aos 6 anos, dos 7 aos 12 anos e para mais de 13 anos, durante 2016, serão exibidas 30 curtas-metragens para crianças e jovens, e ainda dentro daquele que é o projecto Monstrinha irão realizar-se seis cursos para professores, mais de 200 sessões comentadas de animação e mais de 100 oficinas para escolas.
O festival nascido em 2000 e que este ano completa 16 anos, tem como um dos objectivos da Monstrinha é sensibilizar os mais novos para o cinema de animação, para que se possa “olhar o filme não só pelo lado narrativo, mas também sobre como foi pensado, pelo seu lado estético e cinematográfico. A Monstra pretende incutir um olhar diferenciado sobre o cinema de animação.”, explicou Fernando Galrito, director artístico do Festival, aquando a apresentação à imprensa.
No passado dia 23 de novembro, a Monstrinha 2016 contava já com 5672 inscrições, 19 parcerias, 10 agrupamentos, num total de mais de 60 escolas e jardins de infância e num universo de mais de 70.000 crianças e jovens, partilharam ainda os responsáveis.
Os filmes da MONSTRA e da Monstrinha vão ser poder ser vistos no Cinema São Jorge; Cinema City Alvalade; Cinema Ideal; Academia Almadense; Museu da Marioneta ; Casa da América Latina; Sociedade Portuguesa de Autores; Fábrica de Braço de Prata; Escola Secundária Dom Dinis; e FNAC Chiado.
A programação inclui filmes russos, da Letónia, Estados Unidos, franceses, um brasileiro, um português, alemães, México, Croácia, Bélgica, Suíça e Dinamarca, e variam entre os 50 e os 71 minutos.
Programação dos 3 e 6 anos
Morphium de Tobias Scherer, da Alemanha, que conta a estória de dois monstros têm que aprender a socializar.
Quando as Maçãs Rebolam, de Reinis Kalnaellis, da Letónia. Joaninha de Marina Karpova, da Rússia.
Sopa de Pedra de Pascal Adant, da França e Bélgica.
Alfabeto Divertido de Reinis Kalnaellis, da Letónia
Contar Carneiros de Frits Standaert, da França e Bélgica , conta a estória de um menino não consegue adormecer. Chama o seu pai que, para não ter que lhe ler outra história, pede-lhe para contar carneiros.
O Hipopótamo e o Sumo de Alexey Minchenok, da Rússia.
A Cenoura Gigante de Pascale Hecquet, da França.
Os filmes têm a duração de 50 minutos.
Programação dos 7 aos 12 anos
Professor Balthazar – O Tempo Enlouquece de Zlatko Grgi?, da Croácia
Um, Dois, Árvore de Yulia Aronova, da França.
A Pequena Semente de Chaïtane Conversat, da França, apresenta a estória de uma menina que apanha padrões florais com um pano mágico e usa-os para fazer os seus bonitos vestidos.
Hóspede Perfeito de Ru Kuwahata & Max Porter, dos EUA.
O Trompetista de Raúl Robin Alejandro Morales Reyes, do México.
Olá Llamigo de Christina Chang & Charlie Parisi da Letónia
Contos de Gatos de Vera Myakisheva, da Rússia.
Morphium de Tobias Scherer, da Alemanha
Os filmes têm uma duração media de 59 minutos.
Programação Maiores de 13 Anos
Professor Balthazar- A Fuga das Abelhas de Zlatko Grgi?, da Croácia
Rapsodie en Rose de Bram Mondy, da Bélgica.
Namorico – Flirt de Rahel Gerber, da Suiça.
Papaguear de Thomas Ahlmark, da Dinamarca
Gatos & Cães de Jesús Pérez & Gerd Gockell, da Suíça.
Guida Guida de Ana Luiza Pereira, do Brasil
Nada Disso de Anna Paddock, Isabela Littger de Pinho & Kriti Kaur, dos EUA, traz a estória de um guarda noturno de um museu que se mete em trabalhos, quando uma entidade misteriosa começa a censurar todas as peças nuas do museu.
Morphium de Tobias Scherer, da Alemanha
Os filmes têm uma duração media de 71 minutos.
Texto de Elsa Furtado
