Reportagem de Elsa Furtado e Teresa Leal

Sendo a TAP uma das marcas mais reconhecidas e queridas em Portugal, só se podia esperar que o Museu estivesse cheio de gente, que à boleia de um belo final de tarde de verão em Lisboa, desceram à Baixa, muitos levando consigo as suas belas toilettes, a fazer lembrar os tempos passados em que viajar de avião era sinónimo de uma apresentação imaculada.
Em ano de celebrações e de grande viragem devido à privatização da empresa, a TAP continua a ser uma marca jovem e dinâmica, apesar dos 70 anos que agora celebra. Essa é uma das imagens que nos fica quando visitamos a exposição. A TAP conseguiu, ao longo dos 70 anos, adaptar-se a todas a mudanças, apresentando sempre um ar fresco e moderno. Diz quem entende do assunto que parte do segredo para a marca se manter sempre tão atual se deve aos seus funcionários que a sentem como sua. Mas este sentimento vai mais longe, pois qualquer português, em qualquer parte do mundo, assim que entra a bordo de um dos aviões da TAP começa de imediato a sentir-se em casa.
As peças vieram na sua maioria do museu e da colecção da TAP, mas também há outras emprestadas por algumas instituições públicas, de coleccionadores privados e de algumas pessoas anónimas que responderam ao repto do MUDE para empréstimo de peças, aquando o anúncio da realização da mostra, estando estas devidamente identificadas.
A Exposição TAP Portugal: Imagem de um Povo surge como parte da tese de doutoramento “Sobre as Nuvens: Design para a Companhia Aérea de Portugal (1945-1979)”, de Pedro Gentil-Homem, que emprestou algumas peças para a mostra e retrata o vasto trabalho criativo desenvolvido ao longo deste período, essencial para a construção da forte marca TAP.
Sobre o produto final disse ao C&H, aquando a visita à imprensa, a sua curadora Bárbara Coutinho que: “Nós tentámos ser o mais objetivos possíveis, e abstrairmo-nos do que se passava, pois enquanto historiadora e curadora o mais importante era apresentar um olhar objetivo sobre o que estávamos a mostrar e não nos deixarmos influenciar. E fomos organizando a estrutura da exposição naturalmente, tanto que o nome só surgiu no fim”, nunca esquecendo que esta é uma exposição focada no design e na moda e é isso que se tenta mostrar aqui.
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Muito contente com o resultado final, que nos confessou “ter excedido às suas expectativas”, estava também António Monteiro, responsável do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Companhia de Bandeira Nacional, que disse ainda que “Este é o ponto alto das celebrações de aniversário, por isso também quisemos que fosse nesta altura do ano, pois achámos importante que ela também fosse vista pelos turistas”.
Para além das peças expostas é possível assistir a um documentário com vários testemunhos e a vídeos de desfiles recentes, de apresentação das novas fardas da companhia, vão haver ainda visitas guiadas e em outubro está prevista a publicação de um livro/catálogo que vai mais além da mostra, prolongando-a na memória.
A mostra TAP Portugal: Imagem de um Povo pode ser vista no 3º piso do MUDE, na rua Augusta em Lisboa, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada gratuita, até 1 de novembro.