
Presentes no evento estarão convidados como John Malkovich, Willem Dafoe, Abel Ferrara, Philippe Garrel, Stephen Frears, Nan Goldin, e muitos outros, podendo a lista completa ser consultada aqui. Entre a selecção de filmes disponíveis existem vários já premiados em Cannes, Berlim, Veneza, ou candidatos aos Oscars, contando-se 12 filmes em competição e mais de 20 fora de competição, bem como homenagens, retrospectivas, e atividades paralelas.
Na secção Fora de Competição encontramos as mais recentes obras de realizadores como Abel Ferrara, David Lynch, Lars Von Trier, David Cronenberg, ou Michel Gondry, e até o filme Dumb and Dumber To com Jim Carrey. De destacar, dia 8 no Grande Auditório da Gulbenkian, a antestreia de Variações de Casanova, de Michael Sturminger e protagonizado por John Malkovich, que será homenageado no festival pelo seu trabalho como realizador, actor de teatro e produtor.
A outra homenageada desta edição será Maria de Medeiros, sendo igualmente dedicadas retrospectivas a Philippe Garrel, Marlen Khutsiev, Andrzej ?ulawski, Tariq Téguia, Kléber Mendonça Filho, e Gonzalo García Pelayo.
Na secção Cinemart poderemos ver por exemplo filmes escolhidos por Nan Goldin (fotógrafa internacionalmente reconhecida) ou realizados por Cristian Boltanski (escultor, fotógrafo, pintor e realizador), e em Sessão Especial são-nos apresentadas obras de Jean-Marie Straub, Snow White and Russian Red de Xawery Zulawski, A Árvore da Vida de Terrence Malick, e a série Vozes para um Mundo Melhor de Fernando Olmeda/ Baltasar Garzón. Pequenos ciclos se desenvolvem ainda à volta dos temas “650 Anos de Cascais”, “Cinema e Moda”, e “Cinema e Matemática”, havendo também lugar para a exibição de diversos telefilmes e séries.
Paralelamente à actividade do grande ecrã, existirão exposições, leituras, masterclasses, teatro, um concerto e simpósio.
David Lynch e Jean-Michel Alberola apresentam uma exposição de litografias criada especialmente para o festival, intitulada Here & Now, que coloca em paralelo os universos dos dois artistas e estará patente no Centro de Congressos do Estoril durante todo o evento. Também no Centro de Congressos se dará a estreia mundial (em simultâneo com Chicago) de uma exposição muito peculiar, Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to Photographic Masters, da autoria do fotógrafo Sandro Miller. Esta exposição, das mais faladas do ano, consiste numa série de fotografias em que o actor se transforma em figuras famosas, desde Einstein a Marilyn Monroe, prestando homenagem a algumas das imagens que mais influenciaram o fotógrafo.
No domínio do teatro teremos em representação única, dia 12, a peça Os Belos Dias de Aranjuez de Peter Handke, encenada por Tiago Guedes e protagonizada por Isabel Abreu e João Pedro Vaz. O momento musical do festival fica a cargo de Arto Lindsay & Band, com um concerto de encerramento a realizar-se dia 16 no CCB.
Por fim, uma das mais importantes iniciativas do evento, permitindo a descoberta de novos criadores e a discussão de diferentes visões e formas de ensino, é o Encontro que conta com a presença de alunos e professores das maiores Escolas de Cinema da Europa. Cada escola apresenta os seus trabalhos mais representativos, seguindo-se a discussão e avaliação de todos os trabalhos por um júri internacional composto por grandes personalidades do cinema e das artes. Entre as escolas participantes este ano estão a La Femis, FAMU, e inúmeras escolas nacionais.
Os bilhetes estão já à venda no CCB, Gulbenkian, Monumental, Nimas e Ticketline, com preços entre os 3 e 7 euros para sessões de cinema e 10 e 25 euros para espectáculos.
Por Sara Peralta