O festival Santa Casa Alfama está de regresso para mais uma edição, que decorre a 29 e 30 de setembro, no típico bairro da Capital.
Ao todo vão ser mais de 40 concertos distribuídos por vários palcos do bairro, entre os quais estão confirmados os nomes de Sara Correia, Teresa Salgueiro e Miguel Moura, que vão subir ao Palco Santa Casa, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, no dia 30 de setembro; e ainda Camané, Beatriz Felício & Geadas e uma sessão de homenagem à fadista Hermínia Silva por Anabela, FF, Filipa Cardoso e Lenita Gentil.
Teresinha Landeiro, Raquel Tavares, Mário Lundum, Soraia Cardoso, José Leal, Mel, José da Câmara, Gustavo Pinto Basto e Teresa Brum são outros dos nomes confirmados.

Na edição deste ano, no primeiro dia de festival, 29 de setembro, a proposta é recriar o ambiente de uma casa de fados, neste caso a mítica “Mesa de Frades”. Mais do que um restaurante, este é um espaço emblemático do roteiro fadista.
No Rooftop Terminal de Cruzeiros de Lisboa a ideia é recriar o ambiente fadista em pleno festival e, para isso, o anfitrião Pedro de Castro convida as vozes de Tânia Oleiro, Rodrigo Rebelo de Andrade e Ana Sofia Varela.
No segundo dia de festival, dia 30, é a vez de o público ser convidado a entrar Em Casa de Amália, através do projeto criado em 2019 por José Gonçalez num programa televisivo, e que tinha como objectivo devolver à casa da fadista, na Rua de São Bento o ambiente tertuliano, que por lá se vivia enquanto ela era viva. Agora, durante estes 2 dias, o projeto volta a sair do estúdio para o palco do Ermelinda Freitas, no Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Desta feita o anfitrião José Gonçalez recebe Raquel Tavares, Ângelo Freire, Flávio Jr., Jorge Fernando e Vânia Duarte.
A proposta do Palco Amália, no Auditório Abreu Advogados, é para o dia 29 Mário Lundum e Soraia Cardoso; e no dia 30, Francisco Moreira e Carmo Moniz Pereira.
Também os grupos e as coletividades de Alfama são convidados a participar nesta edição com atuações no Palco Bogani, instalado no Grupo Sportivo Adicense. No dia 29 atuam José Leal e Mel; e no dia 30, João Caldeira e Sandra Correia.
No Palco Santa Maria Maior, no Largo do Chafariz de Dentro atuam no dia 29, Sónia Santos e Jaime Dias, Ricardo Mesquita e Ana Marta; e no dia 30, os jovens Inês Pereira e Luís Capão precedem as atuações de Beatriz Felizardo e Vítor Miranda.
Também no Museu do Fado vão atuar Francisco Salvação Barreto e Cristina Clara, no dia 29, e no dia 30 atuam Matilde Cid e Ricardo Luís, que vão prestar tributo à memória do Fado.
O Palco Santa Casa Futuro, instalado na Sociedade Boa União, vai receber as novas vozes do fado. No primeiro dia, 29 de setembro, a programação fica a cargo de Escola de Fado Amador e Criativo de Alverca. Fundada em 2002, a E.F.A.C.A. No segundo dia, as propostas são da responsabilidade da Associação Fado Cale Coimbra, que vai dar a conhecer as vozes de Flávia Pereira, Lara Rodrigues e Leonel Barata, acompanhados pelos músicos Sebastião Pereira (guitarra portuguesa), Rui Marques (viola de Fado) e Diogo Pinto (viola baixo).
A terminar, o Hotel Memmo Alfama vai acolher um novo palco, e por aqui vão passar José da Câmara, Gustavo Pinto Basto e Teresa Brum.
Os bilhetes já se encontram à venda online, locais habituais e no Museu do Fado, e custam até 31 de agosto entre 23 euros e 32 euros, subindo para entre 30 euros e 40 euros no mês de setembro. Nos dias de festival, o bilhete diário fica a 35 euros e o passe de dois dias a 45 euros.