O Grândola Vila Jazz está de regresso para mais uma edição, promovida pela Câmara Municipal de Grândola, e pela SMFOG – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense (Musica Velha), e que conta com curadoria do músico e professor do Hot Clube Portugal Bruno Santos.
O programa deste ano conta com nove espetáculos, com um repertório assente nos clássicos do Jazz, alguns originais, e no repertório de Zeca Afonso e dos cantautores dessa geração, a decorrer até novembro.
A programação reúne performances de instrumentos variados como guitarra, piano, harmónica, saxofone, bateria, contrabaixo ou sopros. E atuações de formações mais pequenas, de duos, que são formatos mais intimistas e grupos maiores, como o sexteto Long ago and far Away em representação oficial do Hot Clube Portugal.
Finaliza-se a temporada com um espetáculo, de clássicos da música Cubana, pelos Alma Nuestra, quarteto composto por Salvador Sobral na voz, Nelson Cascais no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita e decorrem no Cineteatro Grandolense.
Programa Até Ao Final de 2023
31 Março – André Carvalho “Lost in Translation”
Repertório original do André Carvalho, intimista, contemporâneo, experimental. Guitarra, contrabaixo e saxofone alto.
29 Abril – Gonçalo Sousa | Carlos Garcia
Duo em formato intimista, que mistura repertório jazz, música brasileira e alguns originais. Piano e harmónica.
26 Maio – Afonso Pais
Trio de guitarra, contrabaixo e bateria. Afonso Pais é um dos mais importantes guitarristas da nossa música. Este projecto está assente em repertório que consta dos filmes do James Bond, com adaptações e arranjos jazzísticos do Afonso Pais. Guitarra, contrabaixo e bateria.
30 Junho – Cantigas de Maio
Repertório assente nos grandes cantautores da revolução de Abril, com adaptações / interpretações entre o popular e o jazz. Guitarras e cordofones, voz, contrabaixo e piano.
30 Setembro – Long ago and far Away – representação oficial do Hot Clube Portugal
Assumidamente uma banda para tocar música de compositores / intérpretes históricos do Jazz, tem um lado pedagógico ou didáctico sobre a história do jazz. Trompete, saxofone, guitarra, piano, contrabaixo e bateria.
27 Outubro – André Rosinha
Trio intimista, assente em repertório original do André Rosinha, alicerçado na mestria do João Paulo Esteves da Silva e Marcos Cavaleiro. Contrabaixo, piano e bateria.
25 Novembro – Alma Nuestra
Clássicos da música sul americana, com arranjos e adaptações do pianista cubano Vitor Zamora, com Salvador Sobral na voz e dois nomes históricos do nosso jazz, Nelson Cascais e André Sousa Machado. Voz, piano, contrabaixo e bateria
