A cantora Carminho, uma das vozes do Fado, apresenta-se no Centro Cultural de Belém no próximo dia 31 de janeiro, sexta-feira, às 20h00, no Grande Auditório. O concerto integra o ciclo Há Fado no Cais, uma coprodução do CCB com a Lisboa Cultura/Museu do Fado.
Carminho, filha da fadista Teresa Siqueira, começou a cantar em público aos 12 anos no Coliseu de Lisboa, revelando desde cedo o seu talento para a música. Desde então, tem vindo a conquistar audiências nacionais e internacionais, com uma carreira marcada pela autenticidade e pela dedicação ao Fado.
O seu mais recente trabalho, Portuguesa, lançado em março de 2023, é o sexto álbum da sua carreira e reflete um aprofundamento do seu pensamento sobre o Fado. O disco, com 14 temas que incluem letras da sua autoria e novas melodias para fados tradicionais, evidencia uma busca por explorar combinações inovadoras dentro dos cânones deste género musical. Portuguesa foi amplamente reconhecido, valendo-lhe uma nomeação para o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Raízes de Língua Portuguesa.
O ano de 2023 destacou ainda a versatilidade de Carminho. A cantora compôs e interpretou “Estrela” para o Papa Francisco durante as Jornadas Mundiais da Juventude, numa atuação transmitida para milhões em todo o mundo. Acompanhou-se à guitarra portuguesa para interpretar uma versão de “O Quarto” no filme premiado Poor Things, de Yorgos Lanthimos, e participou no concerto dos Coldplay em Portugal com o icónico Fado Coimbra. Além disso, integrou a digressão de Caetano Veloso, com quem partilhou o dueto “Você-Você”.
O concerto no CCB será uma oportunidade para ouvir ao vivo Carminho, que continua a afirmar-se como uma das embaixadoras da música portuguesa. Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais e custam entre 7,50 e 25 euros.
