O mês de junho está quase a chegar e com ele as festas populares, como já é hábito, a Capital volta a engalanar-se de manjericos e festões, e promete uma programação muito animada, abrangente e diversificada.
Marchas populares, arraiais, espetáculos, exposições, oficinas, cinema, concertos e muitas outras iniciativas, quase todas gratuitas, vão preencher os 30 dias do mês de junho.
O grande destaque da programação, vai para o desfile das marchas populares, na Meo Arena (nos dias 30, 31 de maio e 1 de junho) e na véspera de Santo António, na Avenida da Liberdade (entre o Marquês de Pombal e os Restauradores), que tem como tema este ano a “Alma de Lisboa”.
Os Casamentos, Tronos, Corrida de Santo António, e Trezena de Santo António, que inclui fado, guitarradas, percursos e uma peça de teatro – na Igreja de Santo António, fazem também parte da programação habitual, tal como os imperdíveis Arraiais Populares, que este ano vão ser 16 oficiais, espalhados por nove freguesias da cidade.
Em destaque vai estar também o Castelo de São Jorge, uma das salas de visita da Capital, onde vão decorrer concertos de Carminho, Rui Massena e Gil Brito.
Entre os espaços teatrais, o Teatro do Bairro Alto apresenta o espetáculo Anupama Bhagwat, e o Teatro da Comuna vai ser ocupado por Recitais de Jazz, já a Orquestra Gulbenkian vai promover o concerto Contrastes e Cores Orquestrais, no Auditório da Fundação.
Também de regresso estão o CineConchas, com cinema ao ar livre para todas as idades; a Festa da Cultura Coreana, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta; o Festival Bollywood, na Comunidade Hindu de Portugal; o MAMA África, no Cinema São Jorge e no Capitólio; e o Thai Festival e a Festa do Japão, ambos no Jardim Vasco da Gama, em Belém.
No âmbito da Expo25, celebra-se a presença de Lisboa em Osaka com o programa Osaka em Lisboa, constituído por exposições, oficinas e cinema em vários espaços da cidade.
Presença já habitual em Lisboa nesta altura do ano, é a Feira do Livro, que volta a ocupar o Parque Eduardo VII, e onde haverá conversas sobre a Lisboa Plural, o humor de Rafael Bordalo Pinheiro e a sua criação paradigmática, o Zé Povinho, e oficinas dedicadas à importância da escrita. Complementam a programação do mundo das letras a Noite da Literatura Europeia e a Feira do Livro de Poesia.
O encerramento das festas está marcado para o Terreiro do Paço, com um concerto dos D.A.M.A. e convidados (Ágata, Bandidos do Cante, Beatriz Felício & Buba Espinho, e Los Romeros, e ainda a Marcha que, na noite de Santo António, vencer na Avenida), no dia 28, às 21h00; e no dia 29, à mesma hora, é a vez de Bárbara Bandeira subir ao palco com a Banda Sinfónica da GNR, e que vai contar com a participação de Carminho.
A programação completa pode ser vista aqui.
