O LUMINA – Festival de Luz está de regresso a Cascais para uma 8ª edição, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025, com um desafio dirigido a artistas emergentes.
Este ano sob o tema “Dreams and Stories”, uma viagem pelo subconsciente, o festival lança um apelo internacional à criatividade com uma open call para artistas digitais, motion designers e animadores de todo o mundo.
O International Vídeo Mapping Open Call convida os criadores a participar nesta nova edição com uma instalação artística única de vídeomapping, que será projetada na fachada do Centro Cultural de Cascais durante as três noites do festival. O objetivo desta acção é promover o talento e a arte de uma forma mais ampla e inclusiva, dando a novos artistas de todo o mundo a possibilidade de exporem o seu trabalho a um público mais alargado, numa iniciativa cultural de alcance internacional que recebe mais de 450 mil visitantes em cada edição.
Para reforçar a valorização da criatividade e da arte digital em Portugal, a plataforma Portugal Agenda irá apoiar esta iniciativa com a atribuição do prémio Portugal Agenda New Lights, atribuído ao projeto mais votado pelo público, no valor de 1.000 euros, como explica Nuno Maya, Cofundador e Diretor do LUMINA: “Com este prémio, queremos não só destacar a inovação no panorama artístico nacional e internacional, como também dar palco a novos talentos que estão a transformar a arte digital com a sua criatividade única e visão disruptiva”.
Para participarem neste open call, os criadores devem submeter as suas candidaturas até ao dia 11 de julho e entregar os projetos até ao dia 31 de agosto, através do formulário de candidatura em LUMINA: International Vídeo Mapping Open Call – Portugal Agenda. Todos os trabalhos serão avaliados pela Direção Artística do LUMINA, que selecionará os projetos finalistas.
As obras escolhidas serão projetadas na fachada do Centro Cultural de Cascais durante o festival, entre 12 e 14 de setembro de 2025, e, até 21 de setembro, o público poderá votar online na sua obra favorita. A criação com mais votos será a vencedora do Prémio Portugal Agenda New Lights.
O LUMINA, com produção e curadoria do atelier criativo OCUBO e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, vai transformar as ruas da vila numa grande experiência cultural integrada, interativa e multissensorial. A entrada é livre.
