Ilan Pappé, o autor de Israel vs Palestina: a Mais Breve História do Conflito, revela a história por trás de um dos conflitos mais controversos e impactantes do mundo. O conflito entre Israel e Palestina é muito mais do que um confronto local: é o epicentro de tensões geopolíticas globais, o reflexo de dinâmicas coloniais do passado e um fator-chave para a estabilidade (ou instabilidade) do Médio Oriente e do mundo.
Neste livro, um dos mais respeitados e controversos historiadores israelitas da atualidade, mergulha nos momentos marcantes da história desta região para desconstruir mitos, desafiar as narrativas dominantes e lançar luz sobre o que realmente está em jogo. Ilan Pappé apresenta reflexões e propostas concretas para alcançar justiça, igualdade e coexistência. Com uma escrita poderosa, fundamentada em décadas de investigação, Israel vs. Palestina não é apenas um livro sobre a história de um conflito, é um convite a questionar as narrativas oficiais, a compreender os dilemas éticos que nos tocam a todos e a refletir sobre o papel de cada um na construção de um futuro mais justo.
Uma obra concisa sustentada no conhecimento especializado do autor, indispensável para todos aqueles que desejam compreender as origens e dinâmicas de um dos mais complexos conflitos e territórios de que há memória.
Um guia indispensável para entender o conflito entre Israel e a Palestina e como (ainda) podemos encontrar uma solução para a paz. Os horrores de 7 de outubro de 2023 e os que se seguiram surpreenderam o mundo, mas o conflito israelo-palestiniano não começou nesse famigerado dia. Também não teve início em 1967, quando Israel ocupou a Cisjordânia, nem em 1948, quando o Estado de Israel foi declarado: tudo começou em 1882, quando os primeiros colonos sionistas chegaram à então Palestina otomana. Em Israel vs. Palestina, o consagrado historiador Ilan Pappé relata, de forma concisa e rigorosa, uma cronologia nascida dos equívocos da comunidade internacional e que é, há mais de um século, constantemente marcada por tensão, atrocidades e resistência.
Ilan Pappé nasceu em Haifa, Israel, em 1954, filho de judeus alemães que fugiram do regime nazi. Estudou História na Universidade Hebraica de Jerusalém e fez o doutoramento na Universidade de Oxford, onde se especializou em História do Médio Oriente, vindo a tornar-se internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho acerca do conflito entre Israel e Palestina. Atualmente, é professor na Universidade de Exeter, no Reino Unido, onde dirige o Centro Europeu de Estudos Palestinianos. Pappé é uma das principais figuras do movimento israelita de “Novos Historiadores”, que desafiam a narrativa tradicional sobre a fundação do Estado de Israel e os eventos de 1948, conhecidos como a Nakba.
O livro tem o selo das Ideias de Ler, e está disponível nas livrarias pelo preço de 16,65 euros.
