
[dropcap]É[/dropcap]uma das grandes novidades da 10º edição do NOS Alive: Uma zona dedicada ao fado, onde se vai poder ouvir o género musical mais importante da música popular portuguesa, num ambiente marcado por elementos culturais nacionais. Marco Rodrigues, Raquel Tavares, Helder Moutinho,Pedro de Castro, Ana Sofia Varela mas também Dead Combo e Tiago Bettencourt são algumas das presenças já confirmadas neste espaço. Depois das 12 badaladas, há pista de slow (recordam-se do momento “encosta-te a mim” dos anos 80?) a funcionar para quem gosta de dançar bem agarradinho.
Nasce assim, um sétimo palco, o EDP Fado Café, numa zona renovada do recinto, com cenografia própria da autoria do arquiteto Rui Francisco.
A rua EDP, no NOS Alive, vai ter 150 metros de comprimento e é inspirada na traça pombalina. Para além do palco, e de zonas comerciais, vai ter a recriação do Museu da Eletricidade e do futuro MAAT (Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia).
A programação já se encontra definida e conta no dia 7 de julho, com Marco Rodrigues e Raquel Tavares e Tiago Bettencourt, que irá revisitar temas do cancioneiro nacional que mais o influenciaram ao longo da sua carreira.
No dia seguinte é a vez de Helder Moutinho, Marco Oliveira, Vanessa Alves e Ricardo Parreira subirem ao palco. No dia 9 de julho a programação é da responsabilidade de Pedro de Castro, da casa de fados, “Mesa de Frades”e conta com presença de duas vozes femininas: Ana Sofia Varela e Teresinha Landeiro. O EDP Fado Café, encerra o festival com uma apresentação inédita: Dead Combo e as Cordas da Má Fama. Aos Dead Combo junta-se, neste espetáculo, um naipe de cordas (violoncelo, viola de arco e violino), que musicalmente vai desconstruir as músicas da dupla para um formato acústico, e assumir um papel especial.
Para os saudosistas dos momentos de slow das discotecas, nos anos, oitenta, NOS Alive vai recuperar a tradição. Entre a 00h00 e as 04h00 o EDP Fado Café vai contar com voz, saxofone e piano onde será sempre hora para dançar.
A cem dias da abertura de portas o NOS Alive já só tem disponíveis bilhetes diários para os dias 7 e 9 de julho. Os bilhetes diários para dia 8 de julho, bem como o passe de três dias, já se encontram esgotados. Os bilhetes diários custam 56 euros.
Nomes já anunciados: 2ManyDJs (DJ Set), Agir, Ana Sofia Varela, Arcade Fire, Biffy Clyro, Branko, Bob Moses, Calexico, Carlão, Courtney Barnett, Curadoria Dead Combo e As Cordas da Má Fama, DJ Kamala (NBC, Sir Scratch e Bob da Range Sense, Mundo Segundo e Sam The Kid, HMB, DJ Kamala e Filipe Gonçalves, MGDRV, Da Chick, Rocky Marsiano, Meu Kamba Sound), Father John Misty, Foals, Grimes, Hélder Moutinho, Hot Chip, Jagwar Ma, John Grant, José González, Junior Boys, Little Scream, Marco Oliveira, Marco Rodrigues, M83, Paus, Pixies, Radiohead, Raquel Tavares, Ricardo Parreira, Robert Plant, SG Lewis, Tame Impala, Teresinha Landeiro, Tiago Bettencourt, The 1975, The Chemical Brothers, Throes & The Shine, Two Door Cinema Club, Vetusta Morla, Vintage Trouble, Vanessa Alves, Wolf Alice, Years & Years e Xinobi (Live).
Texto de Tânia Fernandes,
Fotografias de Susana Neves[dropcap]…[/dropcap]